História

O Rancho Folclórico Luís de Camões foi fundado em seis de novembro de mil, novecentos e oitenta e dois pela diretoria do Clube Português de Niterói, no Rio de Janeiro. Recebeu esta denominação em homenagem ao célebre poeta português, Luís Vaz de Camões. Apesar de manter sua essência minhota, o grupo busca contemplar os cantares, dançares e tocares de Portugal como um todo, incluindo o arquipélago da Madeira.

Durante sua trajetória, o rancho vem divulgando as tradições portuguesas em território brasileiro, assim como também no exterior. Gravou um disco em vinil, um CD em comemoração aos seus trinta e cinco anos e, esteve em digressão por duas vezes à Portugal apresentando o folclore português e o samba brasileiro, nas principais cidades portuguesas.

Para além de levar o nome de nosso patrono a toda parte por onde vai, o rancho folclórico tem o orgulho de divulgar com mesmo fervor o nome de sua cidade, Niterói, em suas marchas de saudação e de despedida. Marchas estas, nas quais também saúda o fundador da cidade, o índio Araribóia.

Hoje, com 42 anos de existência o grupo faz um trabalho de resgate e de continuidade acerca da divulgação das tradições portuguesas, assim como as festas realizadas em outrora, como por exemplo, as festas da Desfolhada e a da Vindima. Sem falar nas tradicionais, Quinta de Santoinho, Malafaia e Festa da Castanha, promovidas pelo nosso clube. São eventos nos quais se faz um agradável convívio dentre a comunidade luso-brasileira regado de gastronomia típica, alegria e diversão.

Nosso maior compromisso é manter viva a cultura e as tradições portuguesas e estreitar os laços históricos entre as nações irmâs, Brasil-Portugal. Nossas maiores recompensas são: ver o sorriso de felicidade nos rostos das pessoas e os aplausos recebidos ao final de cada apresentação.

Descubra o rico folclore português! Faça-nos uma visita!

Rancho Folclórico Luís de Camões do Clube Português de Niterói

Ensaios: domingos das 16h às 18h.
Local: Clube Português de Niterói

Canal do Instagram do Rancho Folclórico Luís de Camões